Explorar, Imaginar e Crescer – Dos 3 aos 6 anos
Desenvolva-se. Cresça. Alcance o sucesso.
Sala Heterogênea


Na nossa sala heterogênea, acolhemos crianças dos 3 aos 6 anos num ambiente pensado para promover a cooperação natural entre diferentes idades. Os mais velhos atuam como modelos, enquanto os mais novos aprendem observando e participando.
​
Inspiramo-nos nas abordagens Montessori, Reggio Emilia, Waldorf e da Escola da Floresta, respeitando o ritmo e a singularidade de cada criança.
Montessori orienta a organização do espaço e dos materiais, sempre acessíveis, promovendo a autonomia, concentração e autorregulação.
​
Reggio Emilia inspira-nos a tratar o ambiente como o terceiro educador. Os espaços — dentro da sala e ao ar livre — são desenhados para encorajar a investigação, expressão e descoberta. A criança participa ativamente das decisões e é ouvida com respeito.
​
Waldorf traz a força dos ritmos naturais, das histórias, da arte e da imaginação. As rotinas suaves e repetidas estruturam o dia e ajudam a criança a desenvolver segurança e criatividade.
Com base na Escola da Floresta, entendemos que a natureza é uma extensão da sala. As crianças exploram a floresta com liberdade, criando ligações profundas com o mundo natural e desenvolvendo o corpo, os sentidos e a autoconfiança.
​
Guiamo-nos também pela teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, oferecendo propostas que estimulam diversas formas de aprender: com o corpo, com a música, com a lógica, com a natureza, com as palavras, com as emoções e nas relações com os outros.
Valorizamos o brincar que leva ao estado de flow — quando a criança está tão envolvida numa atividade significativa que o tempo parece suspenso. Nestes momentos, a aprendizagem acontece de forma profunda e prazerosa.
​
Neste espaço, a autonomia, a liberdade com responsabilidade e a expressão individual são incentivadas diariamente. Acreditamos que cada criança tem muito a ensinar e a aprender — basta oferecer um ambiente vivo, seguro e inspirador para que ela floresça.
A nossa rotina


No Cantinho das Fadas, a rotina é cuidadosamente estruturada para oferecer liberdade com segurança. Embora não haja uma rotina rígida, com exceção dos horários das refeições e da sesta, existe uma planificação pedagógica flexível, que respeita o ritmo de cada criança e valoriza a sua capacidade de escolha.
​
As atividades propostas pelas educadoras são pensadas com intencionalidade, e as crianças são convidadas a participar, mas nunca obrigadas. Cada criança tem o direito de decidir se deseja ou não envolver-se em determinada experiência, exercendo sua autonomia de forma respeitosa.
​
Momentos de música, dança, expressão plástica e brincar livre fazem parte do dia a dia, assim como a observação atenta dos interesses e necessidades individuais.
​
Uma vez por semana, realizamos uma atividade de culinária, em que as crianças são convidadas a preparar o seu próprio lanche ou almoço, reforçando as aprendizagens práticas da vida e o prazer de cuidar de si.
​
Acreditamos que uma rotina estruturada com leveza permite à criança sentir-se segura para explorar, criar e crescer com confiança.